sexta-feira, 20 de abril de 2018

Obras de Contenção de Aguá Pluvial em Estrada Rural

Ação relacionada aos processos geodinâmicos perigosos 



          A erosão provocada pela água no leito e nas margens das estradas rurais de terra está intimamente relacionada à má drenagem, sendo um dos principais fatores para sua degradação. Para que o sistema de drenagem seja feito de forma adequada é necessário o conhecimento da erodibilidade, capacidade de infiltração de água no solo e adoção de práticas mecânicas de elevação do greide e interceptação de águas através de dispositivos de captação. (CASARIN, 1980)

Devido ao intenso fluxo de caminhões para o escoamento da safra de cana-de-açúcar, o município de Cosmorama vem efetuando intervenções em trechos das estradas rurais considerados críticos com pouca ou nenhuma drenagem que causam o assoreamento de rios e riachos.
 
   Imagem I - Trecho recuperado - CMR 010

                                 Imagem II - Trecho recuperado - CMR 010
                                Imagem III - Trecho recuperado - CMR 010
                                               Imagem IV- Trecho recuperado - CMR 010

Drenagem Água Pluvial

Desentupimento de Boca de Lobo



A drenagem de águas pluviais, embora seja um item básico e fundamental do planejamento urbano,  vem sendo em muitos bairros ineficiente devido o aumento do processo de impermeabilização da superfície dos terrenos, provocando uma redução da infiltração da água no solo e reduzindo o escoamento superficial. Consequentemente provocando, enchentes e alagamentos, erosão, assoreamento de cursos de água.  

          Devido à obstrução das tubulações longo da derivação e bocas de lobo pelo acumulo de sedimentos depositados pela água da chuva que extravasa pelas bocas de lobo gerando alagamentos. Nesse sentido são necessárias limpezas constantes para o desentupimento das linhas e boca de lobo.

Através de um cronograma de limpeza o Setor de Aguá Esgoto  inicio a realização das obstruções na rede.

    Imagem I
    Imagem II
    Imagem - III
    Imagem - IV
                     Imagem V

Rua e Avenidas onde aconteceram os procedimentos:
Avenida Fernando Felicio
Avenida Atílio Vendramini
Avenida Domingos Baggio
Avenida Vitorio Luvizari
Rua Sebastião Jose da Costa

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Conservação da Fauna Silvestre


A consciência voltada a temas ambientais cresceu significativamente nos últimos anos. Assim, questões como desmatamento, manejo sustentável e conservação da biodiversidade passaram a ter grande destaque, inclusive na mídia internacional (NARDELLI, 2001). Com a crescente expansão da cultura sucroalcooleira e o desmatamento o numero de animais mortos nas rodovias e estradas rurais vêm crescendo na mesma proporção.


Através de uma parceria realizada entre o município e o DEER no intuito de diminuir o número de atropelamentos da fauna silvestre em trechos da rodovia Euclides da Cunha e também nas vicinais que cortam o município de Cosmorama buscando uma mudança de atitude junto aos motoristas que trafegam no trecho.


Distribuição de  material informativo voltado à caça predatoria de animais silvestres. 

  Imagem I - Folheto informativo

terça-feira, 17 de abril de 2018

Capacitação de Boas Práticas Sustentáveis


A problemática advinda dos resíduos sólidos e das questões ambientais é uma realidade no planeta desde os países mais desenvolvidos aos menos desenvolvidos, pois efeitos negativos ao meio ambiente trazem consequências devastadoras em escala mundial (BARBOSA, 2013). Portanto, ao estabelecer uma relação entre Gestão de Resíduos e Educação Ambiental promove-se a conscientização através do processo participativo, onde o indivíduo atua ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais, buscando as possíveis soluções, tornando-se um agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes com uma conduta cidadã (MORAES, 2004).



     Realização de reuniões com o grupo de Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, com o objetivo de difusão boas práticas voltadas não geração de resíduos, a reutilização e a coleta seletiva de resíduos. As reuniões foram dividas em cinco palestras. Foram distribuídas a cartilhas “Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis” e panfleto da Coleta Seletiva de Óleo Usado em Frituras.




Programa de Medicamento Vencido


O descarte inadequado de medicamentos impõe riscos não só para a saúde pública, mas também para o meio ambiente. A contaminação da água, do solo, da flora e da fauna, são consequências desse descarte incorreto, além do risco direto à saúde da população que utilizar medicamentos vencidos (ABDI, 2013).



          Considerando não apenas os resíduos de medicamentos gerados nos domicílios, mas também aqueles provenientes de drogarias e unidades de saúde públicas, buscar o cumprimento do que dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010 e a Lei Municipal nº. 2.991 de 05 de maio de 2.014.



Através da sensibilização da população sobre os riscos do descarte inadequado de medicamentos vencidos, em desuso ou sobras, quanto ao encaminhamento para os pontos de recolhimento presentes em farmácias e em três Unidades Básicas de Saúde.  De acordo com o Artigo 4º parágrafo 2º da Lei Municipal nº. 2.991/2.014, Fica condicionado à expedição de alvará de funcionamento a apresentação mensal de relatórios comprobatórios da implantação do programa bem como os resultados. Foram disponibilizados cartazes que foram fixados nos pontos de coleta.

                         Imagem I - Informativo do Programa

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Parklet - Espaços Urbanos de Convivio


As cidades apresentam cada vez mais uma carência de espaços públicos que realmente possam ser utilizados recreativamente pela população.
          Converter áreas nos bairros centrais da cidade em praças e parques é muitas vezes inviável ou muito dispendioso O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas para proporcionar aos cidadãos maior interação social com a sua comunidade é uma tendência mundial. Essa relação entre pessoas aumenta a segurança, incentiva o comércio local e produz bairros mais humanizados.

     Por meio da Lei Municipal nº. 3.115/2.015 que dispõe da instalação de Parklet, o município através do Dep. Ambiental vem incentivando comerciantes a munícipes a implantarem os dispositivos. Trata-se de uma ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.

Os parklets vão permitir que a comunidade construa seu próprio espaço de convívio, resgate suas narrativas locais, inspirações, e criem novos cenários, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver! Neste sentido e para contribuir com o entendimento da população em relação à estrutura dos parklet’s foram implantados dois dispositivos junto a Estrutura Ambiental. Construídos com madeira e matérias de reuso.  Um dos dispositivos já se encontra pronto e o outro ainda em fase de construção. 
Imagem I - Parklet Dep. Ambiental


                                       Imagem III - Exemplos de Parklet  fonte Google

Imagem IV - Exemplos de Parklet  fonte Google

Incentivo a Produção de Alimentos Sustentáveis


          O modelo de desenvolvimento consumista atual promove degradação dos recursos naturais com consequências na qualidade de vida, modificando assim hábitos sociais. Tais consequências têm apresentado reflexos negativos nas características do plante e, assim, no cotidiano das pessoas.

         Nesta perspectiva, vários setores da sociedade vêm desencadeando discussões sobre a necessidade de desenvolver ações, programas de sensibilização-conscientização que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais (LOZANO & MUCCI, 2005; ABILIO & FLORENTINO, 2008). Neste contexto, a escola torna-se o ponto de partida para o início das discussões sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, sendo estas trabalhadas de forma interdisciplinar para a formação de cidadãos críticos e sensibilizados para com os problemas ambientais.

      Segundo Abílio e Guerra (2005), a escola, tendo em vista a importância que exerce no processo de formação social, cultural, humana e ética da sociedade, se apresenta como um dos locais mais propícios para o desenvolvimento de atividades com enfoque educativo relacionado ao ambiente em que vivemos.



    Neste contesto o município de Cosmorama, implantou o programa de produção sustentável de alimentos que consiste na implantação de hortas comunitárias sendo que a primeira dela já esta em funcionamento na escola Ana Maria Segura.  Farão parte do programa mais três unidades, sendo uma na sede da Estrutura Ambiental que ira atender o bairro Santo Antonio, outra no Bairro da Estação e outra no Bairro da Vila Nova.


Horta Escola Municipal Ana Maria Segura

    Imagem I - Produção de Alimentos

    Imagem II - Produção de Alimentos

    Imagem III - Produção de Alimentos

    Imagem IV - Produção de Alimentos

Áreas Contaminadas no Município


         Uma área contaminada pode ser definida como uma região, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. O grande volume de lixo produzido anualmente e a destinação final adequada são considerados um dos principais problemas da atualidade. Considerando que os resíduos aterrados ainda permanecem em processo de decomposição após o encerramento das atividades por períodos relativamente longos, independente processo de encerramento das atividades do aterro o monitoramento da área consiste em uma etapa importante do processo de encerramento.  


        De acordo com a Resolução CONAMA n°420 em seu Artigo 22° determina que o gerenciamento de áreas contaminadas deverá conter procedimentos e ações voltadas ao atendimento dos seguintes objetivos:
 I - eliminar o perigo ou reduzir o risco à saúde humana;
II - eliminar ou minimizar os riscos ao meio ambiente;
III - evitar danos aos demais bens a proteger;
IV - evitar danos ao bem estar público durante a execução de ações para reabilitação; e
V - possibilitar o uso declarado ou futuro da área, observando o planejamento de uso e ocupação do solo.
           
O município realiza constante monitoramento da área do antigo aterro. Até o presente momento foram introduzidas mudas de eucalipto “citriodora” e  de espécies nativa.
Iniciada poda do isolamento visual composto por “sansão”.
Limpeza das caixas de contenção de água pluvial e o conserto de partes do alambrado onde havia a possibilidade da entrada de animais. 

 Imagem I - Areá reflorestada do antigo aterro

Imagem II - Areá reflorestada do antigo aterro
Imagem III - Areá reflorestada
Imagem IV - Areá reflorestada

Preservação dos Recursos Naturais


A quantidade de Resíduo da Construção Civil - RCC gerado nas regiões urbanas pode ser superior à dos resíduos domiciliares. As estimativas brasileiras são escassas e os números apontam para uma produção anual entre 220 a 670 kg/hab, com média de 510 kg/hab, para alguns municípios brasileiros de médio e grande porte. (JOHN; AGOPYAN, 2000).
          Esse tipo de atividade contribui para aumentar a quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos - RSU nas cidades. Dentre esses, estão os resíduos provenientes de atividades de construção, reformas e demolição de edificações, denominados de RCC que, na maioria das vezes são gerados em grandes quantidades ocasionando problemas de destinação final dos mesmos.


Diante dos fatos o município através do contrato 134/2.017 pregão nº. 060/2.017  adquiriu 2.000 m³ de britagem de RCC da empresa Mejan Ambiental, com o propósito de serem distribuídos como forma de pavimentação de estradas, regularização de vias de acesso e como piso drenante.

    Imagem I - Piso permeável - RCC

Importância e Necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade

O Brasil é um dos países mais diversos do mundo, possuidor de um patrimônio natural único, expresso nos ecossistemas, biomas, paisagens, conjunto de plantas, de animais e de recursos genéticos (ZANIRATO, 2010). O bioma Mata Atlântica, por exemplo, ainda que devastado, abriga uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, particularmente no que se refere à flora. Diante de tanta degradação da biodiversidade, ações de Educação Ambiental são imprescindíveis para promoveram à sensibilização e conscientização sobre a importância da conservação das espécies. 

Com o intuito da sensibilização de alunos e dos munícipes para as questões relacionadas com a biodiversidade através material didático e visitas monitoradas a Estação Ecológica regional. Pois conservar a diversidade biológica é uma necessidade, tendo se em vista os benefícios dos serviços ecossistêmicos para o desenvolvimento econômico, social e cultural da humanidade.


sexta-feira, 13 de abril de 2018

Articulação Intermunicipal com Foco na Destinação Correta de Pneus


A destinação final adequada dos pneus inservíveis é uma ação implantada desde o ano 2014, por meio do Termo de Parceria, firmado entre os membros do CIDAS – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável composto pelos municípios de; (Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Meridiano, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pontes Gestal, Riolandia, Valentim Gentil e Votuporanga), para utilização de Ecopontos de Pneus, localizados no município de Votuporanga e Cosmorama, visando à destinação adequada de pneus inservíveis para a empresa Reciclanip.
          Os estabelecimentos comerciais do Município, compreendidos por borracharias, bicicletaria, prestadores de serviços e demais segmentos que manuseiam pneus inservíveis, são obrigados a possuir locais seguros para o recolhimento dos referidos produtos, atendendo as normas técnicas e legislação em vigor no país. Atualmente estão cadastrados 14 (quatorze) estabelecimentos comerciais e 02 (dois) Eco Pontos.
          O Município de Cosmorama, mediante termo de parceria executa o recolhimento e a destinação final ambientalmente adequada dos pneus e seus rejeitos.
          A Reciclanip efetua o transporte dos pneus inservíveis para destinações homologadas pelo IBAMA (Reciclanip, 2012).


Destinação final adequada dos pneus inservíveis, por meio do Termo de Parceria, firmado entre os membros do CIDAS – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável  para utilização de Ecopontos de Pneus, localizados no município de Votuporanga, visando à destinação adequada de pneus inservíveis para a empresa Reciclanip.

                                                   Imagem I - Pneus armazenados no Ecoponto

                             Imagem II - Carregamento de pneus

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Combate ao Desperdício de Água


Nos dias de hoje, com o acelerado crescimento dos centros urbanos, torna-se necessário acompanhar este ritmo com adoção de medidas pontuais. Para tanto se faz necessário um bom diagnostico de perdas, que apresentem informações precisas para definir as ações a serem aplicadas.
     Para a maioria das pessoas as perdas de água são entendidas como vazamento nas tubulações de distribuição. Entretanto, a perda de água esta presente em varias situações e são classificados em visíveis e não visíveis.



          Através da equipe do Setor de Água e Esgoto do município são realizados ensaios para detecção de vazamentos através de varreduras com a utilização do Geofone eletrônico minimizando as perdas de água não visíveis.




Para maiores informações entrar em contato com a prefeitura através do telefone 3836-9220.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ação de incentivo a substituição de combustíveis fosseis, por renováveis.

Combustíveis fósseis são combustíveis formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, gás natural e o petróleo.

Os combustíveis fósseis são recursos não-renováveis, pois levam milhões de anos para se formarem, e as reservas desses combustíveis estão a se esgotar, já que o consumo é maior que a produção. Tanto a produção quanto a utilização de combustíveis fósseis levantam preocupações ambientais e problemas com a saúde. A queima de combustíveis fósseis produz cerca de 21,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente, e metade dessa produção atinge a atmosfera, já que os processos naturais só conseguem absorver metade dessa quantidade. O dióxido de carbono é um dos gases que aumenta a força radiativa e agrava e acelera o aquecimento global.


Nesta terça-feira dez de abril a municipalidade regulamentou através do Decreto nº. 4.158/2018 o uso obrigatório de combustíveis não fosseis nos veículos da frota municipal. Sendo assim todas as licitações realizadas pela administração pública deverão estar em consonância com o Decreto, devendo inclusive constar nos editais a exigência do emprego de combustíveis não fosseis. 

              Fonte: Dep. Ambiental

Arborização Urbana

ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS BÁSICOS PARA A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ARBORIZAÇÃO

A Arborização  Urbana abrange toda a vegetação arbórea e/ou arbustiva existente na cidade. Intervenções como o plantio e a manutenção devem ser idealmente planejadas e/ou assistidas pelo poder público, com objetivos definidos e fundamentados técnica e cientificamente. Para o seu adequado planejamento é necessário definir as espécies arbóreas mais apropriadas às condições específicas de cada local a partir de seus usos e funções, bem como, de eventuais obstáculos e elementos conflitantes. Esse procedimento, além de promover as melhores condições de desenvolvimento e conservação das árvores, contribui para a prevenção de possíveis acidentes e transtornos à mobilidade, visa reduzir gastos de manutenção e procura evitar futuras remoções de árvores inseridas em locais inapropriados. Este manual foi elaborado com esses propósitos, e, sobretudo, no sentido da melhoria da qualidade ambiental, em reposta ao acelerado processo de crescimento da cidade com acentuada impermeabilização do solo que provocam o aquecimento da cidade e agrava a problemática da drenagem urbana. Finalmente, cabe registrar a necessidade de melhoria da mobilidade nos espaços públicos, o que reforça a importância da implementação dos procedimentos e recomendações apresentados.

Cartilha desenvolvida e distribuída a população no sentido de orientar quanto aos procedimentos relacionados ao plantio.





terça-feira, 10 de abril de 2018

Arborização Urbana - Espaço Arvore

Através da Lei Municipal nº. 3.257 de 19 de dezembro de 2.017, fica instituído no âmbito do município de Cosmorama o "Espaço Arvore", com a finalidade de proteger, preservar, demarcar e especificar o localização destinada a arvore, possibilitando que haja maior e melhor área para adequação das raízes contribuindo com respectivo desenvolvimento, fixação, melhorando as condições de irrigação, nutrição e consequente diminuição de quedas, doenças e possível aumento de sua vida útil em novos parcelamento de solo, loteamentos, prédios locais e instalações publicas próprias municipais, no entorno das especies arbóreas existentes e leito carroçável quando necessário, conforme preconiza as especies desta Lei e o Plano de Arborização Urbana, já devidamente aprovado por Lei.


Em cumprimento a legislação o primeiro loteamento a receber o Espaço Arvore foi o Residencial Cosmorama E em todo o passeio. 
Alguns prédios públicos já dispõe do Espaço Arvore como é o caso do Dep. Ambiental e o prédio do Detran.
Os imoveis residenciais que solicitaram o habite-se a partir de dezembro também já dispõem do Espaço Arvore.



Viveiro de Mudas Municipal


          Instituído através da Lei Municipal 2.725/2.012 o viveiro de mudas municipal faz parte da estrutura ambiental municipal, sendo de responsabilidade do Dep. Ambiental. Atualmente o viveiro passa por uma adequação devido à transferência da estrutura de uma área para outra. A atual localização é junto ao Dep. Ambiental e tem capacidade para a produção de cem mil mudas anos, das quais uma parte da produção vai para o consorcio CIDAS, e o restante distribuído à população que seja para arborização ou reflorestamento.

    Imagem I -  Estrutura do Viveiro de Mudas Municipal
    Imagem II -  Estrutura do Viveiro de Mudas Municipal

Viveiro construído com capacidade para produzir cem mil mudas ano garantindo a execução programa disk muda, doações para reflorestamento através pagamento de serviços ambientais – PSA. 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO EM “QUEIMADA URBANA”


           Queimada Urbana Apague esta Ideia. 

Lei Municipal nº. 2.431 de 09 de setembro de 2.009.

  Considerando que no município de Cosmorama ainda há a cultura popular de queima de folhas e que com a aproximação do período de estiagem na região ha um aumento na queda de folhas no período do outono o município de Cosmorama, vem capacitando servidores municipais Brigadistas através da “Operação Corta Fogo”, atuando assim para coibir a ação de forma preventiva.



          Considerando que em um primeiro momento isso não se concretize em ações imediatas acreditamos que a semente foi plantada e que o conhecimento fica na memória, desta forma podendo transmitir a outro o que foi aprendido com a participação na palestra. 



Nascente Modelo II

Ação de Recuperação de Nascente


             Localizada em área pertencente ao município, área  onde estão localizados os poços de abastecimento publico a “nascente modelo II”, durante anos vinha sendo degradada quer seja devido ao desmatamento do entorno que seja pelo manejo incorreto da agricultura e pecuária, ocasionando perdas no seu volume de água. Assim sendo existe a clara necessidade de reflorestamento em parte da área ainda não reflorestada denominada área institucional. 

O reflorestamento da “nascente modelo II” teve inicio em novembro de 2.017, onde foram introduzidas 1.864 mudas. Por intermédio de contrato entre município e empresa especializada em reflorestamento estão sendo plantadas mais 800 mudas em área institucional ao entorno da nascente.  

  Fonte Google - antes do reflorestamento

    Fonte Dep. Ambiental - Área apos o reflorestamento

Nascente Modelo I


Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto.

As bacias, principalmente as de cabeceiras, devem ser tratadas como algo de mais importante que existe em uma propriedade, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água valorosas para a humanidade.

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

No dia mundial da água, o município de Cosmorama criou sua "Nascente Modelo I", localizada no Residencial Jardim dos Ipês (20º29’05.55” S


49º46’33.91” Ode propriedade do município. Durante anos sofreu com a degradação do seu entorno. No ano de 2.012 foi totalmente recuperada e hoje recebe alunos da rede de ensino através de visitas monitoradas.
  Localização

                         Placa Indicativa

Visita monitorada

Visita monitorada

Município investe em sustentabilidade Instalados primeiros paineis fotovoltaicos em predio publico   O prédio escolhido para abrigar a ...