O modelo de
desenvolvimento consumista atual promove degradação dos recursos naturais com
consequências na qualidade de vida, modificando assim hábitos sociais. Tais
consequências têm apresentado reflexos negativos nas características do plante
e, assim, no cotidiano das pessoas.
Nesta
perspectiva, vários setores da sociedade vêm desencadeando discussões sobre a
necessidade de desenvolver ações, programas de sensibilização-conscientização
que visem a construção de novos valores e atitudes, ou seja, promover
urgentemente a disseminação de um processo educacional, com ações didáticas e
pedagógicas voltadas para a sustentabilidade dos recursos naturais (LOZANO
& MUCCI, 2005; ABILIO & FLORENTINO, 2008). Neste contexto, a escola
torna-se o ponto de partida para o início das discussões sobre as questões
relacionadas ao meio ambiente, sendo estas trabalhadas de forma
interdisciplinar para a formação de cidadãos críticos e sensibilizados para com
os problemas ambientais.
Segundo Abílio
e Guerra (2005), a escola, tendo em vista a importância que exerce no processo
de formação social, cultural, humana e ética da sociedade, se apresenta como um
dos locais mais propícios para o desenvolvimento de atividades com enfoque
educativo relacionado ao ambiente em que vivemos.
Neste contesto o município de Cosmorama, implantou o
programa de produção sustentável de alimentos que consiste na implantação de
hortas comunitárias sendo que a primeira dela já esta em funcionamento na
escola Ana Maria Segura. Farão parte do
programa mais três unidades, sendo uma na sede da Estrutura Ambiental que ira
atender o bairro Santo Antonio, outra no Bairro da Estação e outra no Bairro da
Vila Nova.
Horta Escola Municipal Ana Maria Segura
Imagem I - Produção de Alimentos
Imagem II - Produção de Alimentos
Imagem III - Produção de Alimentos
Imagem IV - Produção de Alimentos




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