segunda-feira, 16 de abril de 2018

Parklet - Espaços Urbanos de Convivio


As cidades apresentam cada vez mais uma carência de espaços públicos que realmente possam ser utilizados recreativamente pela população.
          Converter áreas nos bairros centrais da cidade em praças e parques é muitas vezes inviável ou muito dispendioso O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas para proporcionar aos cidadãos maior interação social com a sua comunidade é uma tendência mundial. Essa relação entre pessoas aumenta a segurança, incentiva o comércio local e produz bairros mais humanizados.

     Por meio da Lei Municipal nº. 3.115/2.015 que dispõe da instalação de Parklet, o município através do Dep. Ambiental vem incentivando comerciantes a munícipes a implantarem os dispositivos. Trata-se de uma ampliação do passeio público, realizada por meio da implantação de plataforma sobre a área antes ocupada pelo leito carroçável da via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.

Os parklets vão permitir que a comunidade construa seu próprio espaço de convívio, resgate suas narrativas locais, inspirações, e criem novos cenários, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver! Neste sentido e para contribuir com o entendimento da população em relação à estrutura dos parklet’s foram implantados dois dispositivos junto a Estrutura Ambiental. Construídos com madeira e matérias de reuso.  Um dos dispositivos já se encontra pronto e o outro ainda em fase de construção. 
Imagem I - Parklet Dep. Ambiental


                                       Imagem III - Exemplos de Parklet  fonte Google

Imagem IV - Exemplos de Parklet  fonte Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Município investe em sustentabilidade Instalados primeiros paineis fotovoltaicos em predio publico   O prédio escolhido para abrigar a ...